21 julho, 2013

(Entrevista #4) Autor Igor Alcantara

Boa noite galera! Hoje estou aqui para mostrar a vocês a entrevista que eu fiz com o autor Igor Alcantara, ele publicou os livros: Sonho e delírios, O dia em que Deus chorou, Trinta e três, Hendecágono e Oficina de contos. Quero primeiramente agradecer a ele pela disponibilidade e atenção, para responder nossas perguntas!


Vamos as perguntas:

1- Fale um pouco sobre você
Nascido na pequena cidade de Janaúba-MG em 07 de Maio de 1977, Igor Alcantara mudou-se logo cedo para Brasília-DF, onde viveu a maior parte de sua vida, tendo morado ou visitado quase todas as unidades da federação.
Desde cedo ele foi levado a ler compulsivamente. Como estudava no período da manhã e morava longe, só podendo voltar para casa à noite, gastava suas tardes em uma biblioteca de Brasília. 
Por isso, desde seus nove anos de idade, leu diversos clássicos da literatura. Aos dez anos já conhecia a obra de Oscar Wilde, aos onze já havia lido Homero e Dante e aos doze, todas as peças de Shakespeare e boa parte dos livros de Kafka, Dostoievski e Machado de Assis, seus autores preferidos.
Seu primeiro conto, “A Flor de Moscou” foi escrito aos onze anos. Desde então ele nunca parou de escrever. Boa parte do que produziu foi perdido, mas algumas coisas ainda persistem. Outras tantas obras ele simplesmente escreveu como presente a alguns amigos, não guardando cópias das mesmas. Já algumas foram perdidas durante o tempo.
Igor Alcantara é um autor que acredita que escritores precisam se arriscar em terrenos antes não explorados. Por este motivo seus livros são de estilos diferentes entre si. É apenas saindo da "zona de conforto" que se pode realmente evoluir na arte das palavras.
Apenas após os trinta anos de idade publicou algumas de suas obras escritas no passado e textos inéditos. Com as novas tecnologias gráficas, esse antigo sonho tornou-se realidade.
Logo após a publicação, algumas de suas obras foram premiadas em diversos concursos literários, o que representou o início do reconhecimento de seu talento como escritor.
Se quiser saber mais sobre Igor Alcantara, além de obter informações adicionais sobre este e outros livros, visite a página pessoal do autor:
http://www.igoralcantara.com.br

2- Por que decidiu se tornar escritor?
Foi aos meus 11 anos de idade. Eu passava as tardes na biblioteca do órgão público em que minha mãe trabalhava. Lá não tinha livros infantis, então eu precisava ler livros “adultos”. Foi assim que conheci grandes clássicos, mas foi ao ler uma coletânea de contos russos que decidi que queria escrever.

3- Desde quando você escreve?
Desde meus 11 anos de idade. Meu primeiro conto, “A Flor de Moscou” foi escrito em 1988.

4- Quais são seus hobbies?
Além de escrever e ler muito, gosto de tocar violão, conversar com amigos e ver filmes.

5- Como é a vida de escritor?
É uma vida de observação e imaginação. Qualquer pessoa ou situação pode virar uma história ou um personagem. Eu, como muitos escritores, vivo duas vidas, uma dentro de mim e outra no “mundo real”. Passo a maior parte do tempo na vida que acontece dentro da minha cabeça.

6- Se você fosse um animal, qual animal você seria?
Alguma ave de rapina. Voar deve ser uma sensação ótima, similar com a que a literatura proporciona.

7- Estava lendo sobre seu livro “Trinta e três” e fiquei curiosa para saber de onde surgiu essa ideia, pode falar um pouquinho?
Trinta e Três é um romance histórico que se passa na época da ditadura militar no Brasil e mistura fatos reais com a ficção. Os personagens são uma paródia a personagens bíblicos como Jesus, os apóstolos, Paulo, Maria Madalena, etc, mas como se eles fossem brasileiros e tenham vivido no Século XX. A ideia surgiu a partir de uma pergunta que sempre fiz a mim mesmo: E se Jesus tivesse nascido no Brasil na época atual? Quem seriam seus inimigos e que ideias ele propagaria? Apesar disso, o livro não tem nada de religioso.

8- O que você mais gosta de escrever?
Gosto de contar boas histórias que prendam o leitor. Cada livro meu tem um estilo diferente, pois gosto de explorar as diversas possibilidades. Tenho romance de realismo fantástico, romance filosófico, romance histórico, vários contos e o que mais tiver vontade de escrever.

9- Em que ou em quem seus personagens são baseados?
Baseio meus personagens nas pessoas que observo na rua e no meu dia-a-dia e também nos estudos que faço de arquétipos psicológicos.

10- Qual seu autor favorito?
São dois os favoritos: Dostoievski e Kafka.

11- Como faz a divulgação do seu trabalho?
Através de meu site, Facebook e meu canal no Youtube.

12- Para terminar, fale um pouco do seu trabalho!
Meu trabalho de escritor consiste em três etapas: observação e concepção das ideias, pesquisa (a parte mais longa do projeto) e escrita. Eu sou apaixonado pela literatura e amo o que faço. Por isso faço bem, pois é com prazer e dedicação, sempre querendo escrever bons livros e evoluir sempre na técnica literária.

Vamos conhecer um pouco da obra dele "Trinta e Três":

Sinopse:
E se Jesus tivesse nascido no Século XX? E se ele fosse brasileiro? Esta é uma obra de ficção que se passa durante trinta e três anos, entre 1940 e 1974 onde personagens imaginários interagem com personalidades reais em uma história que prende o leitor até o fim.

Trinta e Três não é um livro que fala sobre religião. Esse tema não é abordado em momento algum. A obra trata das relações humanas no conturbado período histórico brasileiro que vai da Segunda Guerra Mundial até a Ditadura Militar.

Os três personagens principais: Emanuel, humilde filho dos pernambucanos José e Maria, Saulo de Tarso, herdeiro de uma família com longa tradição militar, e o misterioso Israel, um jovem comunista que desde cedo aprende a contestar a quem ele chama de os "donos do poder", percorrem caminhos diferentes até suas vidas se cruzarem.

Quem, afinal, estava certo? Militares, comunistas ou nenhum deles? Leia e tire suas próprias conclusões.

Um comentário:

  1. Bela entrevista! Adorei as respostas! Deu para conhecer muito sobre o autor.

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o blog! Deixe seu comentário, saiba que sua opinião é muito importante para nós!!!