16 dezembro, 2014

(Resenha #42)





De Olhos Fechados

De Olhos Fechados

Autora: Lavinia Rocha








Sinopse: "Ignorar é a solução" foi o que pensou Cecília quando alguns papéis começaram a surgir no seu quarto, na bolsa e nos seus livros. O que seriam aquelas ameaças e informações sem nexo? Quem estaria mandando? Como se não bastasse, a cada que os lê, uma imagem passa em sua mente. Talvez isso pudesse ser menos estranho se Cecília não fosse cega desde o dia que nasceu.








Resenha:

Bom dia galera!!! Hoje vou falado livro "De olhos fechados", um romance da autora Lavinia Rocha, lançado pela editora D' Plácido. O que eu fiquei feliz foi que o enredo deste livro se passa em Belo Horizonte, que é a cidade onde eu nasci e vivo até hoje.

Vou começar falando da capa, eu sou suspeita para falar, mas eu adorei a capa que  mostra alguns dos principais pontos turísticos de Belo Horizonte que são mencionados na história, como a Igrejinha da Pampulha e o pirulito da Praça Sete. Na capa também aparecem três pessoas que eu creio que sejam: Cecília e sua cão guia, Tiago e Luna (irmã de Ceci). A capa está coerente ao enredo além de ser muito bonita e chamar bastante atenção. Não encontrei nenhum erro gramatical, as páginas do livros são brancas, embora eu prefiro as amareladas para ler.

O livro conta a história de Cecilia, uma garota cega de nascença e que é super contra de ser chamada de deficiente visual. Sua mãe morreu misteriosamente no Centro de Belo Horizonte, deixando ela, sua irmã Luna e seu pai Renato. Cecília mesmo sendo cega, "enxerga" com seus outros sentidos, isso mesmo, ela consegue distinguir quase tudo belo cheiro e escuta a uma distancia nada normal para qualquer pessoa.

Um dia chega um novo garoto na escola, de nome Tiago, que se encanta com Ceci, por ela ser uma garota tão independente e tão especial mesmo com suas dificuldades, e com isso ficou muito próximo de Ceci e um belo dia Tiago fala com Ceci que está apaixonado por ela, ela tem receio de aceitar o amor de Tiago por causa de sua deficiência, mas ele acaba à convencendo. 

Até que ela não consegue mais ignorar os papeis beges em braille que estava recebendo com ameças cada vez mais estranhas e frequentes. A protagonista começa e ficar com medo dessas ameaças e conta para Tiago o que está acontecendo e eles resolvem desvendar juntos os mistérios por trás destes papéis. E papeis atras de papeis, Luna junta à eles para ajudar e através de perigos e mistérios, descobrem muitos segredos por trás da história da família das duas. Mas para saberem esses segredos, tem que ler o livro...

Eu adorei a narrativa, o mistério envolvido no livro prendeu bastante a minha atenção, eu não imaginava que a autora conseguiria sustentar o mistério durante todo o livro, mas me surpreendi, pois o mistério dura até a última página. Simplesmente é um livro impossível de parar de ler.

Uma coisa que me chamou muita atenção foi o caso da inclusão social, pois Cecília estudava em uma escola comum, e era respeitada e tratada por todos como qualquer outras pessoa, outro fato abordado foi o preconceito que os deficientes hoje em dia sofrem, pois a mãe de Tiago não aceitava que seu filho namorasse uma garota cega, para ela o seu filho viraria babá de uma garota, ela só não sabia do quanto Ceci é uma garota independente.

A autora só pecou na quantidade de diálogo do meio para o fim do livro, pois some grande parte da narração e dos detalhes e se torna quase tudo diálogo atrás de diálogo. tirando isso, eu amei o livro, gostei mais ainda por se passar em locais que eu conheço e que fazem parte do meu dia-a-dia.

Avaliação: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o blog! Deixe seu comentário, saiba que sua opinião é muito importante para nós!!!